quinta-feira, 14 de outubro de 2010

NEUTROPENIA

Neutropenia Febril

Um termo técnico que deve ser de conhecimento dos pacientes de câncer é "Neutropenia febril", que significar ter febre enquanto as contagens de neutrófilos estiverem muito baixas. A febre, quase sempre indica a presença de infecção , que, se não tratada imediatamente, pode levar rapidamente ao óbito (morte). Os germes que causam estas infecções quase sempre são bactérias que residem no intestino ou na pele. A Neutropenia febril é uma emergência médica e deve ser tratada imediatamente. Qualquer temperatura maior do que 37,5 ºC deve ser relatada ao médico hematologista ou oncologista sem demora. Horas é até minutos são de importância crítica.
Tomar remédios contra a febre (antitérmicos) como aspirina (AAS), dipirona (Novalgina) ou acetaminofeno (Tylenol) só vai mascarar o quadro e atrasar o tratamento adequado. Só use remédio para a febre quando prescrito pelo seu médico e após avaliação cuidadosa do quadro.
Se você tiver febre, calafrios ou se sentir mal durante o tratamento ou de sete a dez dias após o tratamento quimioterápico, comunique com seu médico imediatamente ou interne-se com a guia fornecida por ele, se for esta a orientação dada. Geralmente, os pacientes da hematologia recebem uma guia de internação para ser usada em caso de febre. Uma pequena elevação da temperatura ou a presença de calafrios podem ser os únicos sinais de infecção num paciente com contagens muito baixas de leucócitos ou neutropênico.

Lembre-se: O paciente neutropênico febril é uma emergência médica. Ao menor sinal de febre deve ser internado para se colher as culturas para pesquisar o local da infecção e se iniciar imediatamente antibióticos de largo espectro. Mesmo não havendo febre, a presença de tosse, inchaço dolorimento ou vermelhidão em algum local propenso à infecções, tais como região peri anal ou seios da face ou em volta do cateter, dor de garganta ou ao urinar, ou a presença de diarréia podem ser sinais de infecção. O paciente deve procurar socorro médico imediato como no caso do neutropênico febril.
SE NÃO FOR TRATADA IMEDIATAMENTE, A NEUTROPENIA FEBRILPODE LEVAR AO ÓBITO EM POUCAS HORAS.

Quando se recorre a médico não envolvido no tratamento, é fundamental informá-lo do diagnóstico,as condições clínicas e o tratamento em curso. Só assim ele terá condições de tomar uma decisão acertada no seu caso. Lembre-se: mesmo que o hematologista ou oncologista não esteja de plantão no hospital à internação, o médico clínico deve ser capaz de solicitar os exames, colher as culturas e iniciar os antibióticos imediatamente, para evitar a demora do tratamento.


http://www.grapo.hpg.com.br/tratam/neutropenia/06.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário