terça-feira, 19 de outubro de 2010

Desabafo

Hoje não estou em um dia dos mais animados, estou anciosa com a proximidade da cirurgia, muitas dúvidas pensamentos que antes não tinha me questiono. Será que vai dar tudo certo? Li em algum lugar que em alguns casos não se tem como fazer a resconstrução, sei que o importante é ficar curada mas não consigo deixar de pensar nisso. E como será que vou reagir quando acordar da cirurgia, ontem parece que estava assimilando melhor a respeito desse assunto mas hoje!
Esse mês é dedicado a prevençao do câncer, se vê muitas reportagens sobre a prevenção, não sei se é o dia mas... parece que as pessoas acabam por colocar a culpa na "gente" do estado avançado da doença.
No meu caso faço ultrassom de mama todos os anos, porém nunca pediram uma mamografia afinal  tenho 38 anos nenhum caso na família nenhuma alteração na ultrassom. Esse ano quando senti dores no braço fui ao médico ,pediu uma ultrassom não deu nada, meu seio começou a ficar um pouco inchado fui procurar meu medico mas estava de férias então fui a uma médica de confiança da minha amiga, olhou e de cara me disse que estava com mastite. Questionei, porque mastite geralmente se vê  em mulheres que estão amamentando,porém disse que é raro mas pode acontecer com mulheres que não estão amamentando também foi muito gentil explicou tudo direitnho e disse: fique tranquila não é nada do que está pensando,não é câncer não, foram palavras dela. Passou um antibiotico e pediu para que voltasse em sete dias qualquer coisa poderia ligar pra ela nesse intervalo. Passou uns três dias comecei a sentir muita dor no braço liguei pra DR° 
QUAL FOI A RESPOSTA: fique calma é uma tendinite vá ao hospital mais próximo e o plantonista vai te dar um remedindo pra dor, fiz isso melhorou um pouco. Retornei com a DR° no dia combinado, olhou e disse: teve pouca melhora então me encaminhou pra uma mastologista fui no dia seguinte. quando cheguei ela me examinou muito atenciosa e disse que era uma mastite mesmo, e disse: fique tranquila não é nada, passou um antibiótico e pediu pra eu fazer uma ultrassom já era a terceira que estava fazendo em um espaço de tempo de 20dias. E uma mamografia, quando me deu o pedido de mamografia disse: não tenha pressa deixe a mama "desinchar" depois você faz. Não me convenci disso marquei imediatamente a mamografia e a ultrassom fiz a ultrassom primeiro não deu nada nenhum nódulo somente um processo inflamatorio como nas outras,  no outro dia fui fazer a mamografia então veio o resultado, nada contra as médicas que passei sei que medicina não é matemática, no entanto acredito que desde a primeira médica deveria ter pedido uma mamografia. Hoje faço tratamento com outro mastologista e uma oncologista adoro eles tenho confiança no que falam pra mim.
Com tudo isso ainda tenho a impressão que as pessoas nos culpam por descobrir um tumor já avançado, eu  não consegui perceber o tumor somente as dores e parecia que tinha uma "ingua" em baixo do braço procurei ajuda, mas se fosse uma pessoa mais leiga talvez iria descobrir somente quando não tivesse  mais jeito nenhum. Porque a primeira médica já não pediu a mamografia disse a ela que estava com dor no braço que parecia que tinha uma "ingua" na axila e também disse que parecia que meu seio estava mais"pesado que o outro foram essa as palavras que usei. Ela olhou pra mi e disse: quantos anos você tem, tem caso na família, isso porque é convénio. Acredito que não são todos mas que alguns médicos deveriam prestar mais atenção em que seus pacientes estão dizendo. Quando fui procurar um médico que estava de  plantão pra dizer que estava com muita dor no braço e que minha médica havia me pedido para passar no plantonista, eu tive a impressão que ele achou que estava lá só pra pegar um atestado, era dia letivo e claro iria mesmo precisar de um atestado. Me senti muito mal com essa impressão que tive desse médico. Não quero aqui generalizar, porque existem excelentes médicos e ótimos atendimentos. Prova disso é o atendimento que tenho quando passo pelos meus médicos e toda  equipe,como enfermeiros, técnicos, recepcionista  pessoal da copa, higiene os guardas enfim todos me atendem muito bem graças a Deus são todos pessoas iluminadas.  
Bom enfim é isso acredito que realmente não estou nos meus melhores dias, porém a impressão que tenho é que as pessoas pensam que quando se descobre um tumor já avançado é  porque deixamos de nos tocar mas não é bem assim o auto exame é muito importante, no entanto é o conjunto dos procedimentos que fazem a diferença.  

Um comentário:

  1. Drica, concordo com vc, parece que temos que ficar insistindo para que alguns médicos investiguem melhor. Eu tb em nov de 2009 fiz cirurgia para retirar microcalcificaçõs suspeitas só que a médica que faz mamografia tinha que agulhar, as micro... mas ela agulhou só uma, resultado benigno, mas as que ficaram fui fazer exame esse ano em março e elas aumentaram muito formando nódulo, operei e já era carcinoma invasivo III. Se ela tivesse agulhado direito... Tb tenho um bom convênio, pois sei que no sus é pior ainda. Mas tenha fé que tudo dará certo, esses medos são normais, tem dias que não são fáceis. Fica com Deus! Bjssss

    ResponderExcluir